Conheça a Torre Eiffel

Ao pensar em Paris, é impossível não vir à mente a imagem da Torre Eiffel. Vencedora de um concurso com o intuito de comemorar o centenário da Revolução Francesa, foi apresentada por Gustave Eiffel, engenheiro famoso por sua habilidade em utilizar ferro forjado, material na época mais barato que o aço e com o qual ele já havia construído pontes, cúpulas e coberturas.

A intenção era construir a estrutura mais alta do mundo, uma torre de 300 metros. Na época o recorde era do Monumento a Washington, um obelisco de pedra com 169 metros, sendo que o monumento antigo mais alto é a Pirâmide de Quéops com 147 metros. Eiffel se propôs a construir uma torre quase duas vezes mais alta do que a maior estrutura já erguida até a época.
O projeto consistia numa estrutura de barras de ferro forjado, presas com rebites, apoiada em sólidos alicerces. Ao contrário de uma ponte, onde muitas das vigas são idênticas, a torre exigia muitos componentes diferentes, projetados um a um por uma equipe de 50 técnicos dirigidos por Eiffel.
O levantamento da torre começou em janeiro de 1887. Para os alicerces foram utilizados gavetas de aço de 15 metros de comprimento por 7 de largura e 2 de profundidade, cheios de concreto e enterrados no subsolo. Sobre eles começou a erguer-se a estrutura de ferro no final de junho. A construção avançou em bom ritmo durante todo o ano de 1888 e no final de marco de 1889 alcançou sua altura final.

A obra custou 7.799.401 francos, um milhão a mais do que Eiffel havia calculado. Porem contrariando muitos de seus críticos, a torre se mostrou um grande atrativo turístico. Apenas nos cinco últimos meses de 1889, a torre recebeu 1,9 milhões de visitantes, que pagaram dois francos para subir a primeira plataforma, mais um para chegar a segunda e outros dois francos para subir ao topo. O recorde de publico visitante só veio a ser batido nos anos setenta com a aparição do turismo em massa em Paris. Anualmente, a torre recebe cerca de 6,9 milhões de visitantes.
Projetada a principio para durar apenas 20 anos, a torre ainda se mantém de pe depois de mais de um século. Nos anos oitenta foi realizada uma grande reforma que custou 28 milhões de dólares, com um dos objetivos sendo o de amenizar o excesso de peso que vinha se acumulando ao longo dos anos. A torre sempre foi gerida como uma empresa comercial, chegando por durante algum tempo ceder seus direitos de publicidade a Citroen. Do ponto de vista utilitário, a torre resultou uma excelente plataforma para emissões de radio e TV.

Números e dados da Torre Eiffel:
- Data de construção: 1887-1889
- Material: ferro flexível
- Altura: 300 metros
- Peso total da estrutura: 9547 toneladas
- Número de componentes: 18000
- Número de rebites: 2 milhões e meio
- Número de operários: 230 (100 na fabricação das peças, 130 para montá-las)


Curiosidades:
- Em dias de grande calor a dilatação chega a ser de 17cm.
- A cada 7 anos são aplicados cerca de 45 toneladas de pintura na estrutura.
- A principio, muitos críticos de diversas áreas não gostaram da idéia da torre, inclusive o primeiro-ministro da época, Tirard.
- Não ocorreu nenhum acidente mortal durante a construção.
- Cerca de 400 pessoas já cometeram suicídio do alto da torre.
- Em 1984 ocorreu o primeiro salto de paraquedas da torre, dois ingleses enganaram os guardas e pularam, chegando ao chão sem problemas.
- Em 1983, dois motoqueiros subiram 746 andares que levam até a segunda plataforma, deram a volta e desceram sem cair.
- Acima da terceira plataforma, Eiffel construiu um pequeno apartamento próprio, com quartos para experiências cientificas.
- Os nomes de setenta e dois cientistas, engenheiros e outros franceses notáveis estão gravados em reconhecimento as suas contribuições por Gustave Eiffel. Estas gravações foram cobertas de tinta no começo do sec. XX, e restauradas em 1986-1987 pela Société Nouvelle d'exploitation de la Tour Eiffel, uma companhia contratada para negócios relacionados à Torre.



Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem